Dra Luciana Oliveira
Clínica Geral

CLAREAMENTO DENTÁRIO
O que é ?
Dentes manchados ou amarelados costumam ser um verdadeiro incômodo para quem sonha
com um sorriso bem branquinho. Se esse for o seu caso, não há necessidade para maiores
preocupações. O clareamento dental consiste em utilizar produtos à base de peróxido de
hidrogênio, que, quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as
moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro.
Entretanto, vale destacar que a superfície dentária não é a única região afetada durante o processo: a gengiva também precisa de atenção e proteção. “O profissional faz uma pequena limpeza na superfície dos dentes a serem clareados e protege a gengiva ao redor desses dentes, pois o gel é muito forte e se cair na gengiva pode queimá-la".
Clareamento Interno x Externo
A diferença entre eles é que o clareamento interno costuma ser indicado para dentes que passaram por um tratamento de canal, dessa forma, a substância clareadora é colocada dentro do dente pelo profissional. "Pode ser rápido, de três a cinco consultas, quando a causa do escurecimento é uma hemorragia interna ou necrose da polpa; ou mais demorado, acima de 10 consultas, quando a causa é impregnação por iodo que alguns cimentos mais antigos para obturação de canal tinham na sua composição"
Quanto ao externo, é quando a técnica é realizada por fora do dente. "Ele pode ser feito no consultório, aplicado pelo profissional, ou em casa realizado pelo paciente com auxílio de moldeiras nas quais se coloca o produto clareador", comentou.
Clareamento caseiro
Apesar de muita gente se deixar levar por métodos encontrados na internet sem orientação profissional alguma, é preciso ter muito cuidado. A utilização de produtos como bicarbonato de sódio ou água oxigenada, além de não serem nada eficientes, podem trazer sérios danos aos dentes e à gengiva. Hoje, existe certa variedade de produtos aprovados por especialistas que são indicados para realizar esse tipo de procedimento em casa. O mais comum é com o uso de moldeira e gel clareador. A moldeira é um dispositivo de silicone feito sob medida, de forma que se encaixa perfeitamente na arcada dentária do paciente. Nela, se aplica o gel clareador que vai entrar em contato com os dentes por um período que pode variar de 30 minutos à uma hora. Normalmente, o tratamento costuma durar cerca de três semanas.
Clareamento no consultório
Há também a opção de realizar o procedimento no próprio consultório com um especialista. Nesse caso, o paciente ativa o gel clareador através de um laser ou luz led, sendo necessárias pelo menos três sessões para que o clareamento seja feito. É comum que os pacientes fiquem divididos na hora de escolher qual é a melhor opção, mas a verdade é que não há muita diferença no resultado final.
Combinação entre os dois tratamentos
Além das opções acima, também é possível fazer uma combinação entre o clareamento caseiro e o realizado em consultório médico. Normalmente é indicada em casos onde o paciente procura mais rapidez no processo, ou quando o clareamento não está acontecendo conforme o previsto. Independente disso, a especialista afirma que é um procedimento que tem resultado rápido e satisfatório.
Sensibilidade dentária e clareamento
Aquela dorzinha aguda ao consumir alimentos com temperaturas muito extremas é um dos sintomas da sensibilidade dentária, condição bastante comum e que pode ser uma consequência do clareamento dental. Como o processo para embranquecer os dentes é o reflexo de uma reação química de oxidação, essa reação causa uma desmineralização superficial do esmalte dentário, sendo um dos motivos para que a sensibilidade apareça.
Clique para ver alguns antes e depois de Dra Luciana Oliveira